top of page

2025

cosmologias.jpg
cosmologias

Cosmologias e cosmopolíticas Afropindorâmicas

Alan Alves-Brito (org.)

​

23 x 26 cm, 240 p., 2025 – ISBN 978-65-89263-89-0 (digital)
                                            ISBN 978-65-89263-90-6 (impresso)

​

Sinopse: O livro Cosmologias e Cosmopolíticas Afropindâmicas é composto por textos inéditos e por explicações aprofundadas sobre os processos criativos da exposição homóloga, bem como o curta animado Jeguatá-Xirê. A obra  amplia conceitos e apresenta questões teóricas e epistemológicas sobre as relações céu-território e memória de distintos povos apresentados na exposição e na produção visual. O que o ocidente denomina astronomia é desvelado no texto como relações tensas de ser, saber e poder em volta de cosmologias africanas, afro-brasileiras e indígenas, interpretando-as como mobilizações cosmopolíticas da memória. O livro questiona a hierarquização de saberes e de poéticas no Universo. Contribui para o exercício do pensamento crítico de docentes, discentes, curadores(as), museólogos(as), pessoas promotoras da cultura e/ou interessadas nos processos de pensar as ciências no país, sem perder de vista a contribuição de corpos-territórios-pensamentos excluídos do projeto moderno e contemporâneo de construção das ciências. Ao fazê-lo, oportuniza instituições científicas, de educação e divulgação de ciências a repensar as suas práticas e narrativas para compreender dimensões do sentir-pensar que não são facilmente traduzidas no bojo das cosmologias tratadas. Trata-se de livro que é também performance e caderno educativo, permeado pelas histórias, narrativas e mitologias poéticas de pessoas que têm não somente resistindo há séculos, mas também proposto outras formas de ser e existir no mundo. Provocativo e eminentemente poético, é também um manifesto pela manutenção da vida na Terra, de forma bela, e altamente comprometida com os humanos, não humanos e extra-humanos, na roda da ancestralidade.

​

Categoria: Cosmologia

​

Disponível em breve

​​

​

Imagens & falas: registros de vivências

Cinthia Costa Kulpa e Airton Cattani (org.)

​

21 x 29 cm, 160 p., 2025 – ISBN 978-65-89263-88-3

​

Sinopse: A exposição e o catálogo “Imagens & Falas: Registros de vivências” reúnem um conjunto de expressões visuais que valorizam a presença fundamental dos servidores no cotidiano da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Alunos dos cursos de Design assumiram o desafio de transformar em arte as histórias, rostos e a dedicação desses profissionais, que muitas vezes permanecem nos bastidores, mas são imprescindíveis para o funcionamento da unidade.

​

Categoria: Design gráfico

​

Disponível AQUI

imagens
imagens.jpg
multipalco.jpg

Multipalco Eva Sopher - Arquitetura

Julio Ramos Collares e Dalton Bernardes (org.)

​

21 x 21 cm, 160 p., 2025 – ISBN 978-65-89263-87-6

​

Sinopse: Um novo marco na arquitetura brasileira!
É assim que podemos considerar o Complexo Cultural do Theatro São Pedro – Multipalco Eva Sopher. Vencedor de concurso público de arquitetura (1996), o projeto dos arquitetos Julio Ramos Collares, Dalton Bernardes e Marco Peres se integra ao circuito cultural de Porto Alegre com o prestígio de ter recebido a Medalha de Ouro da 9ª Quadrienal
de Cenografia e Arquitetura de Teatros – Teatros para o Terceiro Milênio
(1999), em Praga, República Tcheca.


Como forma de documentar o processo de projeto e as etapas de sua execução, este livro destaca a importância das imagens na documentação de um projeto arquitetônico de grande escala. Desde os primeiros esboços preliminares até imagens da obra concluída, passando por desenhos técnicos e de detalhamento, as peculiaridades da arquitetura são postas em evidência, quase como um pensamento gráfico tornado visível, revelando a
sofisticação técnica e a sensibilidade estética que caracterizam este projeto.

​

Categoria: Arquitetura

multipalco
capa design cenografico.jpg
cenografico

Design Cenográfico

A luz como elemento de transformação da aparência visual do intérprete

Leônidas Soares

​

32 x 30 cm, 340 p., 2025 – ISBN 978-65-89263-80-7

​

Sinopse: A transformação visual resultante do diálogo estabelecido entre a luz cênica e a caracterização visual do intérprete (vestuário, maquiagem, cabelos etc.) em espetáculos ao vivo é o tema central deste livro. A busca por registrar essas transformações, especialmente no teatro e na dança, levou a uma aproximação à produção dos encenadores Adolphe Appia, Edward Gordon Craig, Loïe Fuller, Mariano Fortuny y Madrazo, Josef Svoboda, Ariane Mnouchkine, Robert Wilson e Pina Bausch.

​

Categoria: Design – Cenografia​​

 

Disponível AQUI

​

​

​

​

​

​

​

​

​

bottom of page